ENVELHECIMENTO, SAÚDE & BEM-ESTAR
 

QUANDO DEVO PROCURAR UM GERONTÓLOGO?

 

Pretende envelhecer de forma saudável e com qualidade?  Procura respostas e apoio para melhorar o seu dia a dia?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sabe o que é a Gerontologia?

A Gerontologia, segundo Elie Metchnikoff em 1903, é a ciência que estuda o processo de envelhecimento humano, e é caracterizada pela sua composição multidisciplinar utilizando dimensões como a biologia, a psicologia e a sociologia para explicar as alterações verificadas ao longo de todo o curso de vida.

A palavra Gerontologia é a junção entre geronto – que significa idoso – e logia – que indica ciência. Assim, torna-se fácil perceber que a gerontologia é a ciência que estuda o envelhecimento humano – é a área científica que se dedica ao estudo do processo de envelhecimento nas suas diversas dimensões: biológica, psicológica e social.

Por isto, a gerontologia é uma ciência necessariamente multi e transdisciplinar, necessária para enfrentar os grandes desafios do envelhecimento humano, com ênfase na pessoa que envelhece e nas especificidades desta população.

O que faz o gerontólogo?

O gerontólogo, profissional licenciado em Gerontologia, contribui para a melhoria da qualidade de vida e promoção do bem-estar das pessoas à medida que envelhecem, nos contextos familiares, da comunidade e sociedade, através da investigação, educação e aplicação de conhecimento interdisciplinar do processo de envelhecimento.

As suas competências assentam em três pilares:a componente da saúde, a componente psicológica e a vertente social e organizacional. Assim, este profissional tem como foco central a pessoa idosa, a sua família e a sua rede de suporte social, mas também está apto a lidar com os desafios que advém do processo de envelhecimento, como um todo. Exerce a sua prática profissional em contacto directo ou indirecto com a população idosa. Isto é, presta serviços direcionados para seniores e profissionais da área do envelhecimento, com o intuito principal de promover o envelhecimento ativo e a saúde na idade adulta avançada.

 

Estes profissionais tem como função: 

  • coordenar os diferentes serviços que apoiam as pessoas idosas, bem como as suas famílias, identificando e assegurando uma efetiva administração de serviços, de acordo com as suas necessidades . Acompanha e/ou encaminha a pessoa idosa em situações agudas, de reabilitação e finitude (gestor de caso);
     

  • providenciar serviços para a pessoa idosa individualmente, bem como para grupos, com base no conhecimento multidisciplinar que detém acerca do processo de envelhecimento, sendo por isso capaz de antecipar futuras necessidades e implementar soluções inovadoras (prestador de serviços);
     

  • avaliar as necessidades numa determinada esfera, contribuindo para o planeamento de intervenções que correspondem à solução dessas necessidades (consultor).

 

 

 

Quando devo procurar um gerontólogo?

"Como vai envelhecer e como quer envelhecer ?"

Na minha prática diária, facilmente constato e percebo percebo quais as situações e problemas que mais preocupam as pessoas mais velhas e sua família:

  • Dificuldade em lidar com o próprio processo de envelhecimento;

  • Diminuição de independência física;

  • Dificuldade em caminhar;

  • Quedas;

  • Perdas de memória;

  • Polimedicação;

  • Presença de doenças crónicas;

  • Parkinson, Alzheimer, Diabetes;

  • Mudança dos papéis sociais;

  • Reforma;

  • Solidão e isolamento;

  • Inexistência de retaguarda familiar e rede social;

  • Desinteresse, sedentarismo e diminuição da ocupaçao do tempo;

  • Não encontra atividades de interesse;

  • Dúvidas sobre apoios, recursos e respostas sociais na comunidade.

O gerontólogo é aquele que, por via das várias competências e formação que detém, saberá determinar que profissionais mobilizar, quando, em que condições, dinamizando a teia de relações que leva a que o idoso e sua família veja a sua situação otimizada de forma mais rápida e eficaz.

O gerontólogo é um profissional de relação, que está perto e que gere as suas necessidades e que o incentiva a utilizar as suas potencialidades e capacidades perante as possíveis adversidades.

Assim, deve recorrer ao gerontólogo quando pretender:

- envelhecer de forma saudável, ativa, bem-sucedida e com qualidade;

- resolver problemas associados ao processo de envelhecimento;

- conhecer atempadamente desvios de carácter patológico;

- preservar e /ou estimular a sua capacidade cognitiva e funcional no dia a dia;

- envolver-se de forma ativa com a vida e com os outros;

- manter o equilíbrio psicoafetivo.

 

Neste sentido, o gerontólogo procura garantir que o processo de envelhecimento seja um processo planeado, orientado e bem assistido, de forma a poder usufruir dos aspetos positivos deste processo.

O envelhecimento é vivido de forma diferente por cada pessoa, e é neste contexto que as ações do gerontólogo incidem. 

A prevenção é a melhor solução.
Não espere para amanhã o que pode fazer hoje  
Quando procurar um gerontólogo?
Quando procurar um gerontólogo?

Quando procurar um gerontólogo?
Quando procurar um gerontólogo?

1/1
Consulte e seja acompanhado por um gerontólogo - profissional especializado no envelhecimento 
Carolina Antunes
Blue Hotel & Lodgings Logo (1).png
Casal Idoso

AVALIAÇÃO GERONTOLÓGICA MULTIDIMENSIONAL

 

Através de uma avaliação gerontológica multidimensional, o gerontólogo deteta os comportamentos de risco e aconselha o que fazer, como fazer e onde fazer, nas várias dimensões, nomeadamente: a saúde, a capacidade funcional , cognitiva, afetiva, ambiental, social e espiritual.